domingo, 13 de outubro de 2013

Cruzeiro: katakolon/Grécia

Katakolon/Grécia

Katakon é uma cidade costeira no município de Pyrgos. O centro da cidade está situado à beira de um golfo do mar Jônico.

A cidade tem uma população de cerca de 600 habitantes. No porto de Katakolon atracam os navios de cruzeiros com turistas, que fazem passeios e excursões nessa região da Grécia.

Tínhamos como opção participar de uma excursão à Olímpia, local onde se celebraram os primeiros jogos olímpicos, para conhecer a antiga cidade e suas atrações. Mas na verdade já tínhamos visitado tantas ruínas na Turquia que preferi visitar katakolon e suas praias. Eu gostaria de ter tempo para fazer os dois passeios, mas o navio ficava apenas algumas horas no porto.

Saímos caminhando na cidade, que fica no porto, em busca de um passeio de trem, que segundo outros passageiros do navio, era muito interessante e econômico.


Porto de Katakolon


Rua de Katakolon


 Passeio de trem em Katakolon



Esse passeio faz um percurso de 30 minutos, saindo da cidade de katakolon,  passando pelo vilarejo de Korakohori, fazendo uma parada na Mercoury Winery e outra parada na Agios Andreas Beach. Podemos aproveitar as paradas, passearmos e pegamos outro trem, que passa a um intervalo de 30 minutos. E isso ao preço de apenas 6 euros.

É um lindo percurso, através de ruas arborizadas e estradinhas do campo, onde as belas paisagens e o vento agradável proporcionam momentos inesquecíveis. 


Ponto da parada do trem de turismo


Vila de Korakohori


Plantação vista nas estradas







Mercoury Winery



A Mercoury é uma fazenda onde se produz vinho e azeite de forma artesanal. Podemos visitar um museu, ver equipamentos e como se engarrafa o vinho. Também é possível provar vários tipos de vinhos e adquirir os produtos que são vendidos no lugar.



Mercoury Winery


Mercoury Winery


Mercoury Winery














St. Andreas Beach


A praia de St. Andreas parece ter saído de um cartão postal. Enquanto admirava a beleza do local eu dizia para meu marido que tudo aquilo é verdadeiro paraíso. Tudo é lindo: a praia, as flores, o restaurante que dá acesso à praia, as pessoas que frequentam o lugar. Enfim, é o lugar mais encantador que vi até então.

Ficamos no restaurante tomando uma cervejinha e admirando toda aquela beleza. E eu não poderia deixar de tomar um sorvete de pistache, que se tornou meu favorito desde a Turquia.




St. Andreas Beach








Restaurante Liris - St. Andreas Beach


St. Andreas Beach


Restaurante Liris - St. Andreas Beach


Restaurante Liris - St. Andreas Beach


À tarde, voltamos de trem para katakolon para fazermos umas “comprinhas” no comércio local. Percebi várias pessoas pedindo esmolas na cidade, o que se explica pela crise econômica que o país atravessa atualmente.



Katakolon vista do navio



Noite no navio


À noite, após o jantar, aproveitamos os shows do navio, que estavam muito animados.


Show apresentado no navio


Show no navio



Cruzeiro: Mykonos, Grécia

Ilha de Mykonos  

Mykonos é uma das menores ilhas pertencentes às Cíclades, na Grécia. Suas praias são belíssimas e a cidade de Mykonos é um vilarejo com ruas sinuosas e uma atmosfera tradicional, com restaurantes e lojas interessantes, conhecida pela vida noturna mais empolgante da Grécia.

Chegamos à ilha de manhã, mas o sol já brilhava fortemente, com um brilho intenso que se irradiava nas construções brancas. Fomos de ônibus até a cidade principal da ilha, conhecida como Cidade de Mykonos ou Chora, que significa “capital”.


Ilha de Mykonos


Ilha de Mykonos





 Cidade de Mykonos  ou Chora

Eu sonhara a vida toda em conhecer a Grécia e estava ansiosa pelo passeio. Saímos caminhando para conhecer a cidade, juntamente com um casal de amigos e queríamos fotografar tudo. A claridade ofuscava meus olhos  enquanto eu admirava o mar, o céu e aquelas construções tão diferentes, sem telhado, todas brancas, com o teto quadrado.


Caminhamos pela praia, que rodeia e cidade e depois pelas ruazinhas que formam um verdadeiro labirinto, construídas originalmente para confundir piratas saqueadores.

Paramos em algumas lojas para comprar lembrancinhas e depois retornamos para o navio, pois iniciaríamos uma excursão à praia de Elyá, uma das mais conhecidas praias da ilha, famosa pelos nudistas.


Cidade de Mykonos ou Chora


Cidade de Mykonos ou Chora


Ruas de Chora


Cidade de Mykonos ou Chora


Igreja ao fundo


Ruas que parecem um labirinto






Praia de Elyá

O ônibus nos levou do navio até a Praia de Elyá, e apesar de ser conhecida pelos nudistas, não vi ninguém sem roupa na praia. É na realidade uma praia privativa, com apenas um restaurante, com cadeiras almofadadas, mesas de madeira e guarda-sóis de palha. O restaurante cobrava 20 euros para quem quisesse utilizar a mesa e as cadeiras.

















Almoçamos no restaurante da praia, com aquela visão fascinante. Sem falar no sorvete que eu pedi como sobremesa. Maravilhoso! 













Pôr-do-sol em Mykonos (às 20h36)