Lugares
para visitar na Capadócia
Há tantas coisas fascinantes
para ver na Capadócia que seria necessário mais dias para conhecer as mais
importantes. As atrações principais, que não podemos deixar de ver, são os museus ao ar livre e as melhores das cidades subterrâneas. Contudo,
também há muitos pequenos mosteiros e igrejas esculpidos na rocha, esplêndidos
percursos pedestres, vários caravanserais espetaculares e muitas formações rochosas que merecem a pena visitar.
Como ficamos apenas dois
dias, visitamos as principais atrações das relacionadas abaixo, mas confesso que gostaria de ter ficado um pouco mais e conhecer outros museus.
- Museu ao Ar Livre de Goreme: igrejas esculpidas na rocha com afrescos.
- Museu ao Ar Livre de Zelve: uma cidade abandonada esculpida na rocha com igrejas.
- Cidade subterrânea de Kaymakli: a maior cidade subterrânea.
- Cidade subterrânea de Derinkuyu: a mais profunda cidade subterrânea.
- Vale de Ilhara: o maior desfiladeiro da Anatólia.
- Uchisar: castelo Romano esculpido na rocha.
- Ortahisar: castelo Romano esculpido na rocha.
- Avanos: centro de olaria desde o tempo dos Hititas.
- Pasabagi: chaminés de fadas com forma de cogumelos, vale dos monges.
- Devrent: chaminés de fadas com forma de animais, vale da imaginação.
- Hacibektas: centro da seita islâmica Bektasi.
- Gulsehir: os primeiros povoados na Capadócia.
- Igrejas-caverna esquecidas: igrejas localizadas nos vales
- Caravanserais: hotéis do século 13 na rota da seda.
Como curiosidade, conheça a
história das cidades subterrâneas da Turquia no site: http://misterioshistoricosdahumanidade.blogspot.com.br/2012/12/o-enigma-da-cidade-subterranea-em.html?showComment=1375631418805#c6340466461038439535
Ozkonak
Underground City
Nesse dia conhecemos a cidade
subterrânea chamada Ozkonak. Ela está localizada a 14 Km da cidade de Avanos e definitivamente vale uma
visita para quem quiser explorar cidades subterrâneas. A cidade foi descoberta
em 1972 por um fazendeiro local chamado Latif Acar, que estava curioso sobre onde o excesso de água da agricultura desaparecia. Latif descobriu uma sala subterrânea, que mais tarde, quando escavada, revelou uma cidade inteira que poderia abrigar 60.000 pessoas por até três meses. Apesar de ter apenas quatro andares abertos ao público, a cidade compreende dez andares a uma profundidade de 40 metros. Assim como Kaymakli e Derinkuyu, Ozkonak tem um poço de água, sistema de ventilação, adega e portas de pedra que se movem.
Apesar de estar muito quente nesse dia,
as cavernas eram frescas e agradáveis. Algumas passagens eram bem estreitas, mas
o ar continuava agradável.
Loja de Jóias - Blue Art Center
Em seguida, o guia Suat nos levou para conhecer e
fazer compras numa loja de jóias (maravilhosas!). Eram peças em ouro ou prata,
com todos os tipos de pedra, mas predominavam lindas turquesas de cores que iam
do azul até o verde, com preços variados. É claro que as mulheres da excursão
se encantaram com as jóias e quem decidiu comprar teve aquele atendimento
típico da Turquia, com privacidade e chazinho de maçã.
Almoço
Nosso ônibus nos levou até Goreme para o almoço e escolhemos aleatoriamente um restaurante: o Maccan Restaurant. A comida até que era boa, mas o garçon não falava inglês, só turco. Então apontávamos o prato no cardápio. Para mim foi muito fácil, pois adoro Homus (prato turco, feito com grão de bico, servido com pão). Mas nosso amigo Carlos queria comer um cheese egg, mas o garçon não entendia que ele queria ovo. Então foi muito engraçado porque o Carlos imitou uma galinha botando ovo. E até os turcos riram da situação.
Göreme Açıkhava Müzesi ou Museu ao ar livre de Goreme
O Museu ao ar livre de
Goreme http://www.muze.gov.tr/goreme é uma das principais atrações
turísticas da Capadócia e é considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade
pela UNESCO. Ele possui um grande conjunto de igrejas construídas em cavernas
pelos cristãos entre os séculos X e XIII. Elas são famosas pelos afrescos
pintados nas paredes, muitos deles em bom estado de conservação.
O museu está a pouco
mais de 1 km do centro de Goreme e funciona diariamente das 8h às 17h. O ingresso
custa 15 TL (liras turcas). Este valor não inclui a entrada à Igreja Escura,
que está no interior do museu. Para visitá-la é preciso pagar uma taxa extra de
8 TL.. Esta igreja é a mais bonita de todas, repletas de pinturas no teto e nas
paredes. Infelizmente não é possível tirar fotos no seu interior. É possível
fazer o passeio pelo museu com um áudio-guia, pagando uma taxa extra.
Entrada do Museu ao ar livre de Goreme |
O Museu ao Ar Livre de
Goreme parece um grande complexo monástico composto de mosteiros ao lado uns dos
outros, cada um com a sua igreja. Contém as melhores igrejas escavadas na
rocha, com afrescos maravilhosos, cujas cores ainda mantém alguma da sua
frescura original. Também apresenta exemplos únicos da arquitetura na rocha e
da técnica de pintura de afrescos.
A área forma uma
entidade geográfica coerente e representa uma unidade histórica. Há 11
mosteiros no Museu, cada um associado a uma igreja. A maioria das igrejas no museu
é dos séculos 10, 11 e 12. As estruturas mais importantes do museu são as
seguintes:
- Mosteiro Rahibeler : é também conhecido como Mosteiro ou Igreja Kizlar (meninas). Foi esculpido com seis andares de um bloco de rocha alta na frente do portão de entrada do museu.
- Capela de São Basileos: foi construída com três ápices e em plano retangular. As colunas no interior da capela a dividem em duas seções. No lado menor há covas no chão. Há também pinturas no interior da capela numa certa ordem. Dentro desta estrutura do século 11 pode-se ver o menino Jesus e Maria no alto; na parede esquerda estão São Demétrio e São Jorge a cavalo com dois outros santos lutando com o dragão, e na parede à direita (norte) está a figura do São Teodoro a cavalo.
- Azize Barbara Kilises (Igreja de Santa Bárbara): No seu interior, há um afresco de Santa Bárbara, que foi morta por seu pai porque não abandonou sua crença. O edifício foi construído em forma de cruz grega, com três ápices, e sobre duas colunas. Parece que os enfeites vermelhos e pinturas na parede da capela não são precisos, como se tivessem sido feitos por aprendizes na ausência do mestre. Há figuras de Jesus sobre o ápice principal, São Jorge e Teodoro na ala norte da "cruz" e Santa Bárbara na ala oeste.
- Elmali Kilise (Igreja Elmali). A igreja tem um plano composto de três ápices e cruz grega, com nove pequenas cúpulas em quatro grandes colunas que são chamadas de pé de elefante (filpaye) na arquitetura turca. Como a entrada principal desabou, hoje a entrada do edifício é feita através de um túnel aberto a partir do lado norte. Os primeiros ornamentos da igreja foram pinturas monocromáticas nas paredes. É possível entender isso pelas pinturas descobertas pelos rebocos caídos de paredes. Como a estrutura foi usada como pombeiro por um longo período de tempo, os afrescos foram bem protegidos. Posteriormente a igreja foi renovada e restaurada. Hoje, entre as principais cenas visíveis estão a hospitalidade do Profeta Abraão e os três jovens judeus sendo queimados pelo fogo proveniente do Antigo Testamento, junto com várias cenas inspiradas pela Bíblia.
- Yilanli Kilise (Igreja Yilanli). O santo despido entre os santos do lado direito da entrada do edifício é Santo Onofrio (Onophorios). São Tomé e São Basílio são localizados junto ao St. Onofrio. Dentro da Igreja Yilanli, planejada em retângulo, há figuras de São Onésimo, São Jorge e Teodoro a cavalo lutando contra o dragão, localizados na parede esquerda da entrada, e no final, a figura de Helena segurando uma cruz e representação de Constantino.
- Cozinha-Copa-Sala de jantar. Há uma cozinha, uma despensa e uma sala de jantar, que aparecem sucessivamente após a Igreja Yilanli. Estas estruturas estão ligadas umas às outras. Pode-se ver o armazenamento de alimentos na despensa, o fogão na cozinha, bancos de pedra, uma mesa e um quarto para pressionar uva do lado direito da mesa.
- Karanlik Kilise (Igreja Escura) http://www.muze.gov.tr/karanlikkilise: para visitar essa igreja tem que pagar mais 8 TL (liras turcas), mas vale a pena porque tem as pinturas mais preservadas de todas as igrejas. Essa igreja não tem iluminação, exceto a luz que vem de uma pequena janela ao lado de entrada. Isso fez com que os afrescos fossem bem protegidos e deu a fama à Igreja de “Escura”. Com seis cúpulas e três ápices e em quatro colunas, tem a forma de uma cruz grega. Ela pertence ao período em que a arte da pintura ganhou o apogeu entre as igrejas da Capadócia. A restauração dos afrescos foi concluída em 1986, após 10 anos de trabalho. A história dos afrescos remonta aos séculos 11 e 13. Podem ser vistas diversas cenas da bíblia representadas: a hospitalidade do profeta Abraão, e os três jovens judeus sendo queimados pelo fogo proveniente do Antigo Testamento; o nascimento de Cristo, a crucificação, a metamorfose de Cristo, a última ceia, a entrada de Jesus em Jerusalém e a cena de Maria e João Batista pedindo a Jesus pela salvação de toda a humanidade.
- Carikli Kilise: igreja localizada no final da estrada da excursão, pode ser alcançada através de uma escada de ferro pequena. A estrutura de dois andares está em forma de complexo de mosteiro. O lado da frente já desabou. No andar de baixo há uma sala de jantar do mosteiro e instalações interligadas. Há uma igreja no edifício no segundo andar A igreja tem dois pilares e quatro cúpulas tem três apices. O conteudo dos afrescos da igreja é quase idêntico aos das igrejas Elmali e Karanlik. Entre os afrescos da igreja há uma figura de cabeça de turbante localizada no lado direito da entrada. Diz-se que esta é a figura de Seljuk Sultan Mesud 2º.
- Tokali Kilise: essa igreja se localiza fora do museu, a cerca de 50 m da saída, mas podemos visitá-la com o mesmo bilhete. Entre as igrejas da Capadócia, Tokali tem as melhores pinturas narrando a vida de Cristo. A igreja está decorada com a infância, o ministério e a paixão de Cristo e com vários episódios da vida de S. Basílio. Podemos observar que a arte da Capadócia atingiu seu pico com a Igreja Tokali. A igreja tem um conjunto de edifícios e ganhou a forma final como resultado da ampliação de uma antiga igreja com seções adicionais. Hoje, a igreja é composta por quatro seções. A primeira seção é a antiga igreja pequena com apsis individuais. A segunda seção é maior igreja nova. A terceira seção é outra igreja localizada sob a velha e alcançada por uma escadaria. A quarta seção consiste em uma capela lateral localizada ao lado da nova igreja. Somente as igrejas antigas e novas apresentam afrescos, que remontam aos séculos 10 e 11.
Vista do Museu ao Ar Livre |
Igreja de Santa Bárbara |
Uçhisar
Uçhisar situa-se
a cerca de
8 km a leste de Nevşehir, no limite sudoeste do Parque Nacional de Göreme.
Uçhisar significa
"três fortalezas" em turco e é uma das localidades mais típicas da
Capadócia, com o seu casario confundindo-se com a paisagem rochosa tão característica
da região. Foi fortaleza e refúgio no passado e com os seus 1300 m de
altitude, é o ponto mais alto da Capadócia. O rochedo, de origem vulcânica, é visível à distância de vários quilômetros. Foi usado como abrigo desde a época hitita (cerca de 1.500 a.C). A fortaleza é um
autêntico labirinto que inclui capelas, mosteiros, habitações, refeitórios,
armazéns e salas comuns, ligados entre si por uma rede de galerias empilhadas
em vinte andares. No cimo encontram-se sepulturas romanas. Algumas das
habitações trogloditas ainda são habitadas.
Nesse dia, presenciamos um casal de noivos tirando fotos no local, com aquela vista maravilhosa! Algumas pessoas do meu grupo quiseram fotografar ao lado da noiva e ela toda acanhada, concordou com a foto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário