terça-feira, 30 de julho de 2013

3º. dia em Istambul: Corno de Ouro, Mesquita do Sultão Eyüp, Igreja São Jorge, Bazar das Especiarias, Passeio pelo Bósforo

Hotel Ramada Plaza Tekstilkent em Istambul

Na noite anterior mudamos de hotel para iniciar o pacote pela Turquia. O melhor é que pagamos um preço muito bom pelo pacote comprado no site do Peixe Urbano, em torno de R$ 1.000,00 por pessoa. Meu marido e eu estávamos um pouco preocupados porque não sabíamos se tudo seria como prometeram. Eu entrara em contato com a agência Web Turismo de São Paulo e aparentemente estava tudo bem. Fiz várias pesquisas sobre os hotéis mencionados, mas nunca se sabe, podem alterar a programação.

Fomos de táxi de Sultanahmet, região do Amiral Palace Hotel (hotel onde ficamos três noites), até o Ramada Plaza (http://www.ramadaplazatekstilkent.com/. Pagamos 50 TL(liras turcas) pelo táxi. Tivemos uma grata surpresa com o hotel, muito amplo, limpo e com um café da manhã diversificado. A cozinha era maravilhosa e o chef do restaurante caprichava na decoração dos pratos. O jantar custava 40 TL, no sistema self service, à vontade, com sobremesa, valor pequeno comparado à qualidade. O único problema era a distância dos principais pontos turísticos, mas o hotel fornecia transfer gratuito em determinados horários.

Ramada Plaza Tekistilkent
Ramada Plaza Tekistilkent

Nesse dia conhecemos o guia da excursão, Suat, que falava muito bem o português e em seguida, saímos com o ônibus da Honest Turismo, empresa da Turquia. No nosso ônibus só havia brasileiros, então foi uma viagem muito agradável e divertida.

Corno de Ouro

Saímos para um tour panorâmico pela parte antiga de Istambul. Subimos de teleférico até o Pierre Loti Café, que tem uma vista maravilhosa do Corno de Ouro.
O Corno de Ouro ou Chifre de Ouro (“Golden Horn”) é um estuário (contém água doce e água do mar) que divide o lado europeu da cidade de Istambul. As áreas centrais da Península histórica (Fatih, Eyüp) e margens do Corno de Ouro são ricas de beleza histórica, como o Aqueduto de Valens e várias mesquitas.


Corno de Ouro - Vista do Pierre Loti Café

No Pierre Loti Café

Mesquita do Sultão Eyüp e Igreja São Jorge

Descemos a pé e conhecemos a Mesquita do Sultão Eyup (Sultan Eyüp Camii), que foi construída em memória de Halid Bin Zeyd, martirizado pelos árabes durante o primeiro cerco de Constantinopla. Próximo à mesquita está localizada a Igreja de São Jorge, que se encontra ao lado das muralhas de Constantinopla.

Mesquita do Sultão Eyüp
Igreja São Jorge

Interior da Igreja de São Jorge

 Bazar Egípcio (Bazar das Especiarias)
O Bazar Egípcio é assim chamado pois era o lugar onde se comercializava especiarias vindas do Egito. É um grande mercado onde se vende, além das especiarias, outros itens como doces, queijos, essências orientais, copos para chá, lenços e pashminas, bijouterias e jóias. O ambiente do mercado tem um perfume característico das especiarias. Como em toda a Turquia, o que vale é pechinchar.


Bazar Egípcio

Bazar Egípcio

Passeio pelo Bósforo

Almoçamos em um restaurante às margens do Bósforo e à tarde fizemos um passeio de barco. O estreito do Bósforo, que separa a Ásia da Europa, ao mesmo tempo que liga o Mar de Mármara ao Mar Negro, tem 31,7 Km dce comprimento.
O passeio de barco pelo Bósforo propicia uma visão única da diversidade da arquitetura de Istambul, desde áreas residenciais e mesquitas até palácios.  É interessante alugar um áudio guia para identificar os prédios e mesquitas. 

Passeio de barco no Bósforo

Ponte no Bósforo

Palácio Dolmabahçe (vista do barco no Bósforo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário